top of page
Buscar
  • Foto do escritorSeruh Terapias - Carol Oliveira

Escoliose



escoliose



A escoliose é uma curvatura lateral anormal da coluna que pode ter diferentes graus e origens. Essa condição não decorre simplesmente de maus hábitos posturais e pode surgir em qualquer fase da vida. Pode ser classificada em:


· Estrutural: a deformidade óssea ocorre devido a um problema congênito ou adquirido e é, na maioria dos casos, irreversível;


· Funcional: a estrutura óssea está preservada e ocorre para compensar desequilíbrios em alguma outra parte do corpo (ex: diferença de comprimento de pernas). Essas curvas são flexíveis e muitas podem ser corrigidas.





Causas




A maioria dos casos de escoliose é idiopática, ou seja, sua origem é desconhecida. Ela pode ter sido provocada por uma anomalia genética, uma anomalia adquirira durante a vida, alterações ósseas e/ou musculares e/ou neurológias. Dentre suas possíveis origens, podemos destacar maus hábitos posturais, traumas, tumores, diferença no comprimento de pernas, falhas biomecânicas etc.





Escoliose e Quiropraxia




Independentemente de qual seja sua origem, a Quiropraxia pode ajudar melhorando a biomecânica corporal, trazendo alívio para possíveis desconfortos, e, em alguns casos, amenizar as curvaturas escolióticas.


É muito importante ressaltar que, para a Quiropraxia, uma coluna escoliótica não necessariamente implica em uma coluna problemática e não saudável. A coluna de cada pessoa pode ter um formato único e ser considerada saudável, desde que sua função esteja preservada. Uma coluna escoliótica pode ainda ser mais saudável do que uma coluna com a curvatura dentro do padrão da normalidade.



Dentro da perspectiva quiroprática, o importante é a coluna ser capaz de desempenhar corretamente suas funções, que consiste em dar sustentação e mobilidade para o corpo. A função é prioridade em relação à forma, ou seja, é mais relevante que a coluna desempenhe seu papel com eficiência do que a forma com que ela se apresenta, se possui ou não curvas escolióticas.



É preciso atenção à presença da escoliose e analisar qual a sua possível origem. A correção de uma curvatura por questões meramente estéticas pode implicar no agravamento de dores e desconfortos e trazer mais desvantagens e problemas funcionais, como dores de cabeça, do que benefícios para a saúde. Então é útil refletir sob essa perspectiva ao lidar com as curvaturas.



Existem casos, entretanto, que uma correção cirúrgica pode ser levada em consideração. Quando as curvas são muito acentuadas e sua progressão, principalmente durante a fase de crescimento, é muito grande, isso pode fazer com que as costelas passem a comprimir os órgãos, comprometendo a função deles. Nesses casos, é necessário recorrer a um auxílio médico, pois a intervenção cirúrgica pode ser indicada.



Para mais informações sobre o tratamento quiroprático e se sua escoliose pode ser tratada dessa forma, procure um quiropraxista. Seja ajustado e cuide de sua coluna, respeitando seus limites. Descubra os potenciais ocultos que seu corpo reserva para você.



Para mais informações sobre o tratamento quiroprático e os problemas de saúde que podem ser tratados dessa forma, consulte um quiropraxista.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page